logo RCN
NOTÍCIAS

CVJ terá comissão para tirar do papel Região Metropolitana de Joinville

Os vereadores aprovaram nesta quarta-feira (24) a criação de uma comissão especial para acompanhar o projeto que cria a Região Metropolitana de Joinville (RMJ). A proposta tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A comissão da CVJ terá cinco membros e deve ser instalada na semana que vem.

"Foi por falta de apoio político que esse tema não foi pra frente", disse Lucas Souza (PDT), vereador que encabeça o esforço para criação da RMJ nesta legislatura. "Agora a Câmara está dando esse apoio", completou.

A comissão joinvilense, quando começar a funcionar, vai dar subsídios ao projeto da Alesc, apresentado pela deputada Ana Paula da Silva (PDT). Ela ouviu o pleito de seu colega de partido, o vereador Lucas Souza.

De acordo com o Regimento Interno da CVJ, compete a uma comissão especial examinar e opinar sobre matéria considerada pelo Plenário como relevante ou excepcional. O grupo deve ser formado a partir da aprovação de um projeto de resolução, que foi o caso hoje. A instalação da comissão competirá ao integrante que tenha sido autor ou primeiro signatário do projeto de resolução de constituição, no caso o vereador Lucas Souza. Quando formado, o colegiado terá 30 dias úteis, prorrogáveis por igual período, para a conclusão dos trabalhos.


Histórico

Em 2014, 2017 e 2018, o tema chegou a ser debatido com lideranças regionais em Joinville. Porém o texto apresentado pelo então deputado estadual Darci de Matos (PSD) em 2014 não prosperou e foi arquivado. Hoje deputado federal, Matos avalia que a pauta é "um sonho" que pode permitir a municípios da RMJ a procura por recursos para desenvolver seus projetos de mobilidade, segundo ele, como faz a Região Metropolitana de Florianópolis.

Jogando em São Januário, Vasco vence primeira no Carioca Anterior

Jogando em São Januário, Vasco vence primeira no Carioca

Conselho Tutelar: 'violência contra crianças disparou na pandemia' Próximo

Conselho Tutelar: 'violência contra crianças disparou na pandemia'

Deixe seu comentário